Me chamo Alex Sgreccia e sou sociólogo. Natural de Botelhos, Sul de Minas, moro em São Paulo. Mestre em Antropologia pela PUC SP, fui aluno regular do programa de doutorado do IFCH – Unicamp. Como bolsista da Fundação Fulbright frequentei o programa de doutorado da Faculdade de Relações Industriais e do Trabalho da Cornell University, NY.
Deixei a carreira acadêmica para assessorar o movimento sindical. Fui sócio fundador e coordenador da Escoa Sindical 7 de Outubro, criada através de convênio de cooperação entre a CUT e a CISL, mediado pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália. Fui também coordenador da Escola Sindical São Paulo. A partir de 2003, assumi a coordenação do Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde trabalhei por cerca de dez anos. Assessoro atualmente a CUT Nacional.
Em 2011, fiz a primeira incursão na literatura ao publicar, em parceria com o fotógrafo Roberto Nardini, o livro Fotografia, o que será? Em fevereiro de 2021 publiquei o romance Escrevo porque te amo.
Morar em São Paulo, essa metrópole multifacetada, me oferece a oportunidade única de experimentar e falar sobre cultura e política como dimensões entrelaçadas do cotidiano.
Sempre te seguirei meu mestre!
Camarada, bom ter você nesta prosa!
Alex, que boa iniciativa. Parabéns.
Obrigado, Lisboa.