Minimalismo, a busca do essencial
Saltimbancos, uma sequência de figuras, separadas por linhas de um espaço quariculado mais amplo, que as aprisiona e as revela aos sentidos. Os personagens, carregados de emoção, tensionam o equilibrio formal do espaço geometricamente composto.
Há uma variação na intensidade das cores e na composição dos traços das figuras, gerando movimento no interior do quadro. A emoção transforma-se numa força viva que explode com maior intensidade em dois personagens e se atenua nos traços dos outros dois. O movimento cria o diálogo entre aqueles que ocupam no espaço posições opostas. A intensidade das cores e a luz sobre traços dão vida aos personagens e as colocam em interação.
Uma aura os ilumina. Ressalta o contorno de perfis fortes e de olhares que interrogam o presente e o futuro em busca do essencial da condição humana. É pura energia que os conduz pelo espaço e pelo tempo.
Sgreccia recorre, assim, ao minimalismo de formas e cores para criar na pintura uma linguagem universal.
Como suporte dessa linguagem poética, o artista desenvolveu uma técnica apurada, que aproxima seus quadros ora de afrescos pre-renascentistas, ora das figuras presentes nas pinturas ruprestes, perdidas em tempos imemorais. Consegue, no entanto, imprimir em seus personagens um caráter tão contemporâneo e vibrante, como o das imagens grafitadas nas artérias de nossas metrópoles.
Sgreccia usa o pincel apenas para destacar contornos e traços de suas figuras. Busca, num meticuloso trabalho em que usa basicamente pedaços de pano, ressaltar características dos personagens, através de tons nuançados, descobertos pelo olhar mais atento do expectador.
Sua pintura é para ser apreciada sem pressa. O olhar atento desvela aspectos que impressionam e comovem. Revela detalhes, movimentos, enuncia segredos, desperta os sentidos.
Saltimbancos
Pintura de Vicente Roberto Sgreccia, 2004.
Acervo de Alex Sgreccia
Fotos: Alex Sgreccia. Direitos autorais reservados.
São pinturas maravilhosas.
Gosto mto de admira-las e revê-las …e ler seu comentário que me abre os olhos, compreendendo melhor estas obras de arte.