Rua dos Pinheiros, 534. Este é o endereço do Consulado da Bahia, um dos pontos de referência do bairro. Situado no entorno da estação Fradique Coutinho da linha amarela do metrô, não por acaso também conhecida como “Estação Gourmet”, dada à proliferação e bares e restaurantes de boa qualidade pela redondeza.
O Consulado da Bahia reina neste pedaço. Isto se deve, merecidamente, pela tradição da cozinha baiana, que ali é oferecida numa profusão de pratos, e ao ambiente descontraído e alegre. Mais importante de tudo, é a qualidade da comida com aquele gosto, cheiro e cor incomparáveis da Bahia. O serviço é sempre atencioso, mesmo quando está lotado, o que é a regra. Alguns fregueses preferem as mesas do lado de fora, outros o amplo salão com uma parede ao fundo repleta de exemplares da melhor cachaça.
Há boas opções de entrada (caruru, casquinha de siri, queijo coalho grelhado, bolinho de bacalhau, camarão alho e óleo), mas o tradicional acarajé com molho apimentado de camarão é imbatível.
Difícil mesmo é escolher o prato principal. Entre os especiais de carne, temos o baião de dois, o escondidinho de carne seca, carne de sol de mignon, carne seca na moranga.
A moquecas são a especialidade, servidas fartamente (de camarão, de pescada amarela, de bijupira, de siri catado, de lula). Há ainda outras especialidades de mar: bobó de camarão, vatapá de camarão, camarão ao catupiry, camarão na moranga, entre outros.
Para tanta coisa boa, prepare também o bolso! Preço médio, depois da alta da inflação: $$$